terça-feira, setembro 07, 2010
Obras literárias bairradinas para (re)descobrir na Bairrada-wines.com
Possibilitar a descoberta sistemática, objectiva e qualitativa de informações sobre a região, produtores marcas e produtos foi um dos principais desafios a que a bairrada-wines.com se propôs aquando da sua apresentação. É nessa linha de acção que passa agora a disponibilizar também o acesso a obras literárias, publicadas por pessoas ligadas à região, sobre a história da região.
Para além do livro "Made in... Bairrada" , lançado por José Porvinho em Julho deste ano, a bairrada-wines.com vai disponibilizar outras duas obras , ambas editas pela Confraria dos Enófilos da Bairrada.
"A Viticultura Bairradina Oitocentista" é uma delas. Esta resenha histórica, editada em Maio do último ano, tem a assinatura de Mário Jorge Santiago. São cerca de 240 páginas, que o autor dedica logo na abertura do livro "aos nossos avoengos e amigos, criadores e educadores de vinho da Bairrada, que nos incutiram o gosto de os desfrutar em boa companhia."
E é um dos nomes de referência do vinho da Bairrada que assina o prefácio da obra, António Dias Cardoso. É ele quem descreve Mário Jorge Santiago como um bairradino que "tem dedicado muito do seu labor a aspectos históricos da viticultura bairradina."
"Para além do seu mérito intrínseco, facilita a tarefa de futuros investigadores"
Em "A Viticultura Bairradina Oitocentista", o autor conta ao leitor fazer uma viagem no tempo, desde "pelo menos os finais do século XVII", na busca uma análise completa da "história da vinha e dos vinhos bairradinos no Portugal oitocentista."
O "tempo do Marquês de Pombal" é uma das paragens obrigatórias. A obra aborda ainda aspectos como o transporte e vias de comunicação, o associativismo agrário, a Escola Prática de Viticultura e Pomologia da Bairrada, entre outros.
A fechar esta resenha histórica, Mário Jorge Santiago presenteia o leitor com uma colectânea com termos e dizeres populares , do léxico vinícola regional.
Segundo António Dias Cardoso, trata-se de um "trabalho pioneiro, que, para além do seu mérito intrínseco, facilita a tarefa de futuros investigadores, que bem gostaríamos não tardassem a desenvolver esses estudos."
"Epopeia da Confraria dos Enófilos da Bairrada" registada em livro
O mesmo Mário Jorge Santiago é também autor da outra obra editada pela Confraria dos Enófilos da Bairrada que é possível conhecer e adquirir na bairrada-wines.com. Dá pelo nome de "Confraria dos Enófilos da Bairrada - Narrativa Histórica 1974-2004" e foi lançada em Junho de 2004.
Neste livro, Mário Jorge Santiago explica ao leitor partir desde os finais do século XVIII, em que "se intensificou a procura" e "os vinhos da Bairrada começaram a sair da região, perdendo a sua identidade", até ao momento do nascimento da Confraria dos Enófilos da Bairrada e o trabalho que desde então tem vindo a ser desenvolvido.
O autor relata aqui a "epopeia da Confraria dos Enófilos da Bairrada, que, neste último quarto de século, teve relevante impacte na viticultura bairradina, mormente nos aspectos económico e social, e que ora nos empenhamos em descrever."
O livro "Confraria dos Enófilos da Bairrada - Narrativa Histórica 1974-2004" conta com dezenas de fotografias representativas de momentos da história da Confraria, bem como 60 páginas de anexos, onde constam, desde cardápios , a comunicações, cartas e escrituras, entre outros elementos de valor histórico.
in: bairrada-wines.com
Etiquetas:
Bairrada,
Bairrada-wines.com,
Confraria dos Enófilos da Bairrada,
História,
Livros
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário