O Vinha Formal Branco 2008, produzido por Luís Pato , foi o único representante da região das Beiras no jantar intitulado " A cozinha de Nuno Mendes e os Vinhos de Portugal", realizado ontem (dia 27). A iniciativa aconteceu integrada na "Semana MESA São Paulo", no Brasil.
A sugestão apresentada aos visitantes passava por um menu assinado por este chef, harmonizado com vinhos seleccionados e comentados pelo crítico Rui Falcão. A representar os vinhos portugueses, para além do Vinha Formal 2008, estiveram ainda o Vétice Rosé Bruto 2008, Muralhas Branco 2009, Soalheior Branco 2009, Monte da Penha Branco 2008, Herdade dos Grous Moonharvested Tinto 2008 e Verdelho 10 Anos.
Quanto ao jantar, Nuno Mendes apresentou Explosão Thai III, seguida de ostras, pepinos e dill com dashi kümmel, para Amuse Bouche. Na lista das entradas constou camarão doce, com pimenta vermelha e alecrim, bem como corações de alho-poró tostados e avelãs com nata de leite.
Para pratos principais, o chef preparou pele de salmão braseada com beringela frita e uma carne cozida a baixa temperatura, com caramelo de cogumelo, cogumelos crus e frutas vermelhas.
A sobremesa seleccionada foi maple congelado e aveia tostada com maçã verde e especiarias.
O jantar de ontem insere-se num conjunto de acções que a ViniPortugal, com produção da Essência do Vinho, promove na "Semana MESA São Paulo".
Este evento, organizado pela revista Prazeres da Mesa e o Senac São Paulo, assume-se já como o maior encontro de enogastronomia das Américas. No ano passado reuniu 124 chefes (brasileiros e de outras nacionalidades), 82 empresas participantes (entre expositores, patrocinadores e apoios) e cerca de 10.000 visitantes.
O programa completo pode ser consultado aqui .
in: bairrada-wines.com
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário