quinta-feira, novembro 18, 2010

Bairrada na Selecção do Mês da Revista de Vinhos


Cinco vinhos produzidos na Bairrada figuram este mês na selecção de néctares que a Revista de Vinhos apresenta na sua mais recente edição, nas "Novidades". Recebem classificações que variam entre os 17,5 e os 15,5 valores.
A primeira sugestão, na "Selecção do Mês" é o vinho branco Campolargo 2009, produzido por Manuel dos Santos Campolargo . É um dos Bairrada melhor classificados nesta selecção, recebendo um 17,5.
Este branco, "feito com cercial (85%), é descrito como detentor de "grande finura e elegância, muitas notas citrinas (toranja, lima) e minerais, delicado, fresco, com acidez perfeitamente integrada, longo, especiado, tudo com muita classe." Vem referenciado com um preço de 17 euros.
Também com 17,5 valores é apresentado o vinho tinto Sidónio de Sousa Bairrada Garrafeira 2005. É "um vinho que impressiona no aroma complexo e profundo, elegante no seu classicismo." O preço apresentado situa-se nos 16 euros.
Nas novidades ao nível dos espumantes, a única referência apresentada nesta edição é um vinho produzido na Bairrada, o São Domingos Espumante Extra Bruto, das Caves do Solar de São Domingos .
A prova revela um vinho "muito citrino no aroma, lima, casca de limão." A nota publicada revela ainda "bolha fina, boca frutada com acidez incisiva, final longo e seco, tudo muito equilibrado e limpo." É por tudo isto "um espumante bastante indicado para a refeição."
A Revista de Vinhos avalia-o com um 15,5. Quanto ao preço, ronda os 6,20 euros.
 
Cinco vinhos da região destacados nas "Novidades"
 
Dois néctares produzidos pelas Caves São João encerram a lista de vinhos produzido na região que a Revista de Vinhos destaca este mês. Um deles, o Frei João Bairrada Reserva Branco 2009, é apresentado na secção das novidades ao nível da Bairrada.
Este vinho branco tem "aroma fresco, notas citrinas e de barrica que conferem um carácter mais gordo, acrescido de vegetal seco." Apresenta ainda "boa acidez, médio de corpo, leve toque mineral." A nota de prova remata concluindo que "poderá evoluir bem em cave."
O Frei João Bairrada Reserva Branco 2009 recebe um 15,5 na prova. O preço de venda situa-se nos seis euros.
A fechar a lista, surge um outro vinho das caves São João com toque da Bairrada, o Caves São João Regional Beiras Reserva Tinto 2007. É feito com lote de baga da Bairrada com Touriga Nacional do Dão.
O resultado é um vinho que "apresenta boa complexidade aromática, combinado notas de barrica com ligeiro floral." Na boca é "fino", com "taninos firmes." É um vinho que também "pode evoluir bem em cave."
O preço por garrafa ronda os 7.50 euros. A nota atribuída é um 16.

in: bairrada-wines.com

Sem comentários: