A Bairrada foi a região nacional que mais se destacou no "Effervescents du Monde 2010" , em França, ao ver os seus produtores arrecadarem três das seis medalhas conquistadas por vinhos portugueses neste concurso internacional.
O Marquês de Marialva Branco Bruto Reserva 2008 é um destes vinhos. Saiu premiado no concurso com uma Medalha de Prata, a reconhecer a qualidade deste néctar produzido pela Adega Cooperativa de Cantanhede .
Feito com as castas Bical (80%) e Maria Gomes (20%), oriundas de vinha com idade entre 10 a 20 anos, este espumante branco Bairrada tem "bolha muito fina e cordão persistente".
A ficha deste vinho destaca o "aroma fresco e frutado com notas citrinas, de ameixa branca e maça reineta e um ligeiro toque de pão torrado. Na boca apresenta-se muito cremoso mas fresco notando um sabor de fermento e manteiga fresca dando um conjunto harmonioso de acidez, frescura e elegância. Termina longo."
Feito pelo método clássico, o Marquês de Marialva Branco Bruto Reserva 2008 passou por um estágio em garrafa de 12 meses.
É um espumante ideal como aperitivo, ou para acompanhar uma boa refeição, especialmente o Leitão da Bairrada.
Concurso avaliou 518 vinhos
Esta não é a primeira vez que o espumante Marquês de Marialva Bruto Reserva se destaca no concurso francês "Effervescents du Monde." Ainda em 2005, a colheita de 2003 tinha arrecadado uma Medalha de Prata.
Os dois outros vinhos produzidos em terras da região destacados em França são ambos produzidos pela Casa Sarmento. Um é o Casa de Sarmento Branco Bruto 2007 (Medalha de Ouro) e o outro o Brut de Baga Bairrada Doc 2008 (Medalha de Prata).
O concurso internacional "Effervescents du Monde 2010" teve à prova 518 vinhos, oriundos de 24 países distintos. Um painel formado por 100 peritos internacionais atribuiu um total de 40 Medalhas de Ouro e 133 de Prata.
in: bairrada-wines.com
terça-feira, dezembro 07, 2010
Marquês de Marialva conquista Medalha de Prata em França
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário