quinta-feira, janeiro 20, 2011

Maior tela de tributo ao espumante exposta no Museu do Vinho Bairrada


Aquela que é a maior a maior tela nacional pintada à mão, de tributo ao espumante, vai ser apresentada aos visitantes do Museu do Vinho Bairrada (Anadia) no próximo dia 29 de janeiro, sábado. Está integrada no novo núcleo de exposições temporárias que este equipamento cultural vai inaugurar nesse mesmo dia.
A tela em questão tem mais de 30 metros quadrados e resulta de um projeto criativo do artista plástico Mário Vitória, dando resposta a um desafio feito por aquela instituição museológica da Bairrada.
A enorme tela pintada à mão regista um tributo e uma glorificação à história dos espumantes na Bairrada, procurando enaltecer também o papel estratégico que esta bebida tem na região e no país.
Além desta obra, o artista apresenta ainda um vasto leque de pinturas, quase todas de grande dimensão, criadas em torno da temática do vinho e dos motivos associados ao precioso néctar.
A inauguração da exposição "Erguendo o Sangue da Terra" está marcada para as 16H00. A mostra é uma organização conjunta entre o Município de Anadia, a Adega Cooperativa de Cantanhede, a Adega Luís Pato, a Quinta dos Abibes e a Quinta do Ortigão.

Inauguração de duas exposições e lançamento literário em simultâneo
 
No mesmo dia, e em simultâneo, o Museu do Vinho Bairrada inaugura também um conjunto escultórico de um dos mais prestigiados escultores portugueses da atualidade, Paulo Neves.
Trata-se de um dos escultores com maior número de obra pública em Portugal, reconhecido quer pela principal crítica artística nacional e internacional, quer pelos seus pares.
Vem apresentar imponentes esculturas, reveladoras de características inovadoras, sem paralelo na sua singularidade.
Também nesta mostra volta a haver a partilha de responsabilidades na organização, entre o setor vitivinícola da Bairrada e Museu do Vinho Bairrada.
Na mesma tarde vai ainda ser apresentado o livro infantil "Viagens de José pelo Mundo dos Sonhos", de Helena Osório.

(texto escrito segundo o novo acordo ortográfico)
 
 
 

Sem comentários: