terça-feira, agosto 31, 2010
Autocarro Panorâmico dá a conhecer Memórias da Ria
A mais recente oferta turística na Bairrada dá pelo nome de "Memórias da Ria." A proposta é da Douroacima, em parceria com um conjunto de entidades da região da Bairrada, entre elas a bairrada-wines.com.
Esta iniciativa é uma oportunidade para o turista descobrir, ou redescobrir, a Ria de Aveiro, bem como outros pontos de interesse da região de Aveiro. A sugestão passa por uma visita a esta zona turística num autocarro panorâmico, bem como a bordo de um cruzeiro pela cidade de Aveiro.
O percurso dura cerca de uma hora e meia, havendo um circuito especial e exclusivos para grupos. Os preços variam entre os cinco e os 10 euros, para crianças e adultos, respectivamente, havendo descontos para grupos.
Os bilhetes podem ser adquiridos a bordo do autocarro, nos pontos de venda oficiais da Douroacima e na recepção de hotéis.
Mais informações e reservas podem ser tratadas através do número de telefone 234 482 365, do e-mail geral@memoriasdaria.pt, ou na morada Rua Trindade Coelho, 6, 1.º andar, Sala E, 3800-273 Aveiro.
in: bairrada-wines.com
Etiquetas:
Autocarro Panorâmico,
Bairrada,
Ria de Aveiro
Recepção das uvas na Adega de Cantanhede arranca a 06 de Setembro
Decorre de 06 a 25 de Setembro o período de recepção das uvas na Adega Cooperativa de Cantanhede , com dias definidos para a recolha de cada uma das castas. O horário de funcionamento, de segunda a sábado, é das 11H00 às 20H0, com excepção dos dias 06 e 10 de Setembro, em que vai decorrer entre as 14H00 e as 20H00. A outra excepção é o último dia de vindima (25 de Setembro), funcionando entre as 11H00 e as 19H00.
A direcção da Adega Cooperativa de Cantanhede (ACC) lembra os associados que devem efectuar marcação de vindima na ACC, antes de a iniciar, uma vez que "só com organização se pode optimizar a gestão e eficácia de entrada de uvas na Adega."
A marcação pode ser feita de duas formas distintas. Os associados podem optar por entregar a carta de marcação de vindimas, onde referem os dias de preferência para vindimar e as quantidades que esperam entregar.
A alternativa é entregar a uva em função do controlo de maturação, mas apenas nas uvas tintas. Neste caso, o sócio pode fazer a marcação, no máximo quatro dias antes de colocar a uva na Adega. A direcção alerta que esta possibilidade está aberta apenas àqueles "que façam pelo menos dois controlos de maturação por parcela."
Esta segunda opção "tem como objectivo atingir uma qualidade superior do produto final."
Novidades da Adega já podem ser seguidas no Facebook
Os critérios de classificação das uvas definidos para a campanha de 2010 assentam na vinificação separada das castas. O objectivo é o de "potenciar as características de cada casta individualmente e consequentemente de cada vinho."
Os valores definidos pela ACC variam em função das diferentes castas, oscilando entre os 0,273 e os 0,45 euros. As castas não contempladas na lista definida pela Adega serão alvo de análise em conjunto com a equipa técnica.
Os associado devem ter em atenção a mistura de uvas brancas nas tintas, podendo esta mistura dar origem a uma desvalorização, no preço a pagar por quilo, de 5%. Motivo de atenção é também o controlo sanitário, sendo que o estado das uvas vai ser controlado através de um aparelho denominado "Grape Scan."
A direcção lembra ainda que as "uvas verdes e arejadas com excesso de podre não devem ser colhidas", afinal "uma dorna ou tina com uva de má qualidade é suficiente para destruir todo um depósito de mosto."
O programa das vindimas 2010 na Adega Cooperativa de Cantanhede é umas informações que a Adega Cooperativa de Cantanhede já tem em destaque na sua página no Facebook. Esta nova forma de divulgar os produtos e as actividades da Adega na web foi criada recentemente e pode ser seguida aqui .
in: bairrada-wines.com
Etiquetas:
Adega Cooperativa de Cantanhede,
Entrega de Uvas
Produção de Vinho na Bairrada com crescimento previsto de 13%
As previsões do Ministério da Agricultura, Desenvolvimento Rural e das Pescas (MADRP) apontam para uma subida de 13% na produção total vitivinícola da Bairrada, na actual campanha, em comparação com a do último ano.
A nota informativa datada de ontem, dia 30 de Agosto, refere um "bom desenvolvimento", quer das uvas brancas, como das tintas, na região da Bairrada, com aumentos de 17 e 12%, respectivamente.
As estimativas apontam assim para um volume total de 270 mil litros na actual campanha, tendo o volume de 2009/2010 ficado pelos 238 mil. É uma subida também em comparação com a média das últimas cinco campanhas, que não foi além dos 317 mil litros.
O MADRP alerta que "as previsões de colheita são um importante instrumento na gestão da campanha vitivinícola e das perspectivas de mercado" e de um modo geral o cenário parece ser animador um pouco para todo o país.
Estima-se que a produção de vinho na campanha 2010/2011 tenha, a nível nacional, um crescimento também de 13%, face à campanha passada, atingindo um volume de 6,3 - 6,4 milhões de hectolitros. Trata-se de um aumento na ordem dos 480 mil hectolitros, em relação a 2009/2010.
Bairrada entre as regiões com maior subida
A maioria das regiões vinícolas registam nesta campanha um aumento na produção, com excepção das regiões sujeitas a maior influência atlântica, situadas a sul do território continental e também nas ilhas.
As maiores quebras são nos Açores (-30%), Península de Setúbal (-16%), Algarve (-12%) e Madeira (-11%).
Quanto às áreas com maior crescimento na produção, a região do Tejo regista a maior subida (com 17%), seguida da Beira Interior (com 14%), da Bairrada e do Douro (ambas com um aumento de 13%).
As previsões referem ainda um crescimento na região das Beiras (12%), Dão (11%), Alentejo e Minho (8%), Lisboa (7%), Trás-os-Montes (3%). Nas restantes regiões, a subida é de 4%.
Recorde-se que as vindimas já se iniciaram um pouco por todo o país, com especial incidência nas uvas brancas. Os números adiantados estão ainda assim condicionados às condições climáticas, pelo que os valores divulgados podem vir a sofrer algumas alterações.
in: bairrada-wines.com
Vindimas inspiram concurso de montras no comércio tradicional
"As Vindimas no Comércio Tradicional" é o nome do concurso de monstras que a ACIB - Associação Comercial e Industrial da Bairrada promove entre os dias 18 e 25 de Setembro, no comércio tradicional dos concelhos de Anadia e Oliveira do Bairro. A iniciativa acontece em parceria com as respectivas Câmaras Municipais.
A ideia deste concurso consiste em " juntar a dinamização do comércio local dos concelhos de Anadia e de Oliveira do Bairro a uma tradição", explica a ACIB. As vindimas vão transformar-se assim no " no mote para um concurso que apelará à criatividade dos comerciantes e promoverá os estabelecimentos comerciais dos dois concelhos."
O concurso de montras "As Vindimas no Comércio Tradicional" está aberto a todos os estabelecimentos comerciais, sendo as inscrições gratuitas. Os interessados em participar devem entregar a ficha de inscrição devidamente preenchida junto da ACIB, presencialmente, via correio ou fax, até dia 10 de Setembro.
in: bairrada-wines.com
Etiquetas:
ACIB,
Anadia,
Comércio Tradicional,
Concurso,
Montras,
Oliveira do Bairro,
Vindimas
Melhor Sobremesa com Uva eleita a 26 de Setembro
Aquela que é a "Melhor Sobremesa com Uva" vai ser desvendada no próximo dia 26 de Setembro, domingo, no Museu do Vinho Bairrada, em Anadia, a partir das 14H30. Trata-se da III edição do concurso organizado pela ACIB - Associação Comercial e Industrial da Bairrada, que o bairrada-wines.com já tinha anunciado aqui .
A escolha da "Melhor Sobremesa com Uva" vai ser determinada por um júri composto por um Chefe de Pastelaria, um Chefe de Cozinha e um Chefe de Mesa. Na base da avaliação vão estar critérios como a apresentação, paladar, originalidade, nome atribuído ao doce e a utilização de castas da Região Demarcada da Bairrada.
As sobremesas sujeitas a concurso vão estar divididas em duas categorias. A primeira engloba os particulares, as caves, produtores/engarrafadores e as associações. A segunda categoria abrange os estabelecimentos de restauração e as pastelarias.
O júri vai atribuir prémios aos três primeiros classificados de cada uma das categorias e certificados de participação a todos os participantes.
Os interessados em participar têm até dia 17 de Setembro para se inscrever. Devem entregar a ficha de inscrição devidamente preenchida junto da ACIB, presencialmente, via correio ou fax.
A ACIB pretende, com esta iniciativa, "promover e divulgar a utilização da uva, valorizando as castas da Região da Bairrada na confecção de sobremesas."
O concurso "Melhor Sobremesa com Uva" conta com o apoio da Câmara Municipal de Anadia.
in: bairrada-wines.com
Etiquetas:
Bairrada,
Castas,
Concurso,
Sobremesas,
Uvas
quinta-feira, agosto 26, 2010
José Porvinho apresenta livro dedicado à Bairrada em Águeda
Águeda é o próximo local escolhido por José Porvinho para apresentar o seu "Made in... Bairrada". Depois do lançamento em Anadia, no passado dia 17 de Julho, é agora a vez de outro concelho integrado na Bairrada conhecer a obra literária que presta tributo a esta região.
A sessão está marcada para as 21H30 do próximo dia 10 de Setembro, sexta-feira. O espaço escolhido é a Sala Polivalente da Biblioteca Municipal Manuel Alegre, em Águeda.
Recorde-se que "Made in... Bairrada" é o segundo livro publicado por José Parvinho, pseudónimo de José Augusto Pais. Reúne cerca de uma centena e meia de textos, que apresentam ao longo de mais de 300 páginas, as memórias, as tradições, as pessoas, os produtos, as paisagens, os vinhos e a vida de uma região portuguesa repleta de história e estórias.
A primeira tiragem desta edição de autor apresenta ao público 200 exemplares. Já está à venda em livrarias, garrafeiras, restaurantes, em hotéis e caves da Bairrada, incluindo a loja bairrada-wines.com.
Os pormenores sobre o lançamento feito em Anadia podem ser consultados aqui .
in: bairrada-wines.com
Etiquetas:
Bairrada,
José Porvinho,
Livro
Aliança lança desafios aos seguidores do Facebook
Desde o início desta semana que os seguidores da Aliança Vinhos de Portugal no Facebook começaram a ser desafiados por esta conhecida casa de vinhos sediada na Bairrada.
Os primeiros desafios consistem apenas em puxar pela originalidade para responder às questões lançadas pela Aliança na sua página no facebook. Um deles já deu até direito a um "gift surpresa".
O primeiro repto, lançado na passada segunda-feira, dia 23 de Agosto, consistia em responder à pergunta "que vinho sugeres para este primeiro dia chuvoso de Verão?" No dia seguinte, a Aliança subiu a fasquia. À melhor sugestão de um vinho para acompanhar a música "Heavy Cross", da banda " The Gossip", foi prometida uma oferta surpresa.
O nome do vencedor, bem como a oferta, foram revelados ontem. Paulino Félix conquistou uma garrafa de Aliança Particular Bruto 2005, com a resposta "Aliança Particular para qualquer momento em qualquer lugar."
Os desafios prometem não parar e já estão prometidas novidades para breve, que podem ser seguidas aqui . "Estejam atentos", sugere a Aliança.
Os primeiros desafios consistem apenas em puxar pela originalidade para responder às questões lançadas pela Aliança na sua página no facebook. Um deles já deu até direito a um "gift surpresa".
O primeiro repto, lançado na passada segunda-feira, dia 23 de Agosto, consistia em responder à pergunta "que vinho sugeres para este primeiro dia chuvoso de Verão?" No dia seguinte, a Aliança subiu a fasquia. À melhor sugestão de um vinho para acompanhar a música "Heavy Cross", da banda " The Gossip", foi prometida uma oferta surpresa.
O nome do vencedor, bem como a oferta, foram revelados ontem. Paulino Félix conquistou uma garrafa de Aliança Particular Bruto 2005, com a resposta "Aliança Particular para qualquer momento em qualquer lugar."
Os desafios prometem não parar e já estão prometidas novidades para breve, que podem ser seguidas aqui . "Estejam atentos", sugere a Aliança.
in: bairrada-wines.com
Apreciadores de vinho partilham experiências numa comunidade virtual
Um espaço virtual, onde os amantes do vinho podem partilhar as suas avaliações, bem como receber conselhos sobre os produtos que mais se adequam aos seus interesses. É este o conceito da rede social www.addega.com . Esta comunidade já existe na web desde 2006, mas ganhou este Verão nova cara e novas potencialidades.
Aqui é possível encontrar referências a milhares de vinhos das mais variadas regiões, de diversos países. Os produtos nacionais lideram, com cerca de 5500 entradas, seguidos de Espanha e França.
A Bairrada também tem aqui representação assegurada, com um total de 163 vinhos referenciados, produzidos por diversas casas desta região. Nomes como Manuel dos Santos Campolargo , Aliança Vinhos de Portugal , Caves do Solar de São Domingos , Adega Cooperativa de Cantanhede , Sociedade Agrícola e Comercial dos Vinhos Messias , Luís Pato , Mário Nuno Alves Sérgio , Caves São João , Casa de Saima e Quinta da Mata Fidalga são alguns dos mais conhecidos produtores da Bairrada que aqui têm lugar de destaque.
Um produtor vê mesmo quatro dos seus produtos receberem as notas mais altas atribuídas aos vinhos desta região. Diga? 2005, Calda Bordaleza 2005, Termeão (Pássaro Vermelho) 2004 e Calda Bordaleza 2003, todos de Manuel dos Santos Campolargo, recebem uma avaliação de 4,5 valores, numa escala que vai de zero a cinco. Os mesmos 4,5 valores são atribuídos também ao Quinta da Dôna 2003, produzido pela Aliança Vinhos de Portugal.
Contributos chegam de diferentes partes do globo
São aqui disponibilizadas fotografias e informações sobre cada produto, desde as castas, ao produtor, tipo de vinho, região e país de onde é oriundo. Seguem-se os comentários de quem já degustou cada um dos néctares e a nota que lhe atribuiu.
Cada um dos comentários é deixado por um utilizador registado nesta comunidade, pelo que cada um dos elementos sabe exactamente de quem é a crítica que está a consultar.
Quanto à navegação, os diferentes filtros aqui existentes possibilitam uma busca de produtos, em função do país, da região, casta, ou tipo de vinho. Também a ordenação dos resultados permite diferentes opções, desde a listagem dos mais populares, aos melhores classificados, entre outras.
Ainda que esta ferramenta seja criada por um grupo de portugueses, grande parte dos conteúdos estão disponibilizados em língua inglesa. Este é um dos factores que permite uma grande diversidade de elementos nesta comunidade, oriundos de diferentes partes do globo.
in: bairrada-wines.com
terça-feira, agosto 24, 2010
Tintos por menos de quatro euros postos à prova
Dois vinhos tintos produzidos na Bairrada figuram entre a selecção de "boas escolhas por menos de €4" que a Revista d e Vinhos apresenta na sua edição de Agosto. A lista contempla um total de 63 tintos, com classificações que oscilam entre os 11 e os 15,5 valores. Os dois Bairrada que aqui figuram somam um 14 e um 14,5.
O melhor classificado é o Vinha do Putto 2008 , produzido por Manuel dos Santos Campolargo . A "acidez alta" dá-lhe equilíbrio, apresentando "corpo médio, boa leveza, final fresco."
É um vinho que pode ser bebido já, apresentando um custo de três euros.
O outro tinto Bairrada é produzido pelas Caves do Solar de São Domingos . Trata-se do Azul Portugal, um vinho que "na boca está fresco e firme, com taninos domados, corpo médio, final com algum comprimento." O preço deste Bairrada situa-se nos 3,79 euros.
No final, o painel dos 63 vinhos tintos veio mostrar que "os tintos deste segmento de preço são quase todos 'bons' ou, pelo menos 'correctos', tirando uma ou outra excepção que confirma a regra."
O melhor classificado é o Vinha do Putto 2008 , produzido por Manuel dos Santos Campolargo . A "acidez alta" dá-lhe equilíbrio, apresentando "corpo médio, boa leveza, final fresco."
É um vinho que pode ser bebido já, apresentando um custo de três euros.
O outro tinto Bairrada é produzido pelas Caves do Solar de São Domingos . Trata-se do Azul Portugal, um vinho que "na boca está fresco e firme, com taninos domados, corpo médio, final com algum comprimento." O preço deste Bairrada situa-se nos 3,79 euros.
No final, o painel dos 63 vinhos tintos veio mostrar que "os tintos deste segmento de preço são quase todos 'bons' ou, pelo menos 'correctos', tirando uma ou outra excepção que confirma a regra."
in: bairrada-wines.com
Etiquetas:
Campolargo,
Revista de Vinhos,
São Domingos,
Vinho Tinto
Quinta dos Abibes soma elogios
"Esta jovem marca entrou certeira num mercado superlotado de vinhos e ideias e está a marcar posição forte com os vinho s já de indiscutível qualidade apesar da juventude das vinhas." É à Quinta dos Abibes que a Revista de Vinhos dedica estas palavras, na sua edição de Agosto.
O texto refere-se a uma prova com as marcas representadas pela distribuidora de vinhos iVin, onde o produtor da Bairrada teve três dos seus produtos provados e aprovados com notas entre os 16 e os 16,5 valores. É afinal uma casa que produz "vinhos muito limpos, objectivos e, por vezes 'Sublimes'."
Á prova estiveram um vinho branco, um tinto e um espumante da Quinta dos Abibes. Digno da nota mais alta mostrou-se o vinho branco Quinta dos Abibes Sublime 2009. Recebe uma classificação d e 16,5 valores.
Com um preço de 25 euros, é um vinho com "elegantes apontamentos tropicais e citrinos no aroma, a par de intensas notas minerais." Já na boca "revela grande cremosidade, madeira muito bem integrada, excelente acidez a cortar doçura do fruto, e final fresco e muito aperitivo."
O texto refere-se a uma prova com as marcas representadas pela distribuidora de vinhos iVin, onde o produtor da Bairrada teve três dos seus produtos provados e aprovados com notas entre os 16 e os 16,5 valores. É afinal uma casa que produz "vinhos muito limpos, objectivos e, por vezes 'Sublimes'."
Á prova estiveram um vinho branco, um tinto e um espumante da Quinta dos Abibes. Digno da nota mais alta mostrou-se o vinho branco Quinta dos Abibes Sublime 2009. Recebe uma classificação d e 16,5 valores.
Com um preço de 25 euros, é um vinho com "elegantes apontamentos tropicais e citrinos no aroma, a par de intensas notas minerais." Já na boca "revela grande cremosidade, madeira muito bem integrada, excelente acidez a cortar doçura do fruto, e final fresco e muito aperitivo."
Aplausos estendem-se ao produtor e ao enólogo
O vinho tinto Quinta dos Abibes 2008 recebe nesta prova uma nota de 16 valores e também ele se mostrou digno de elogios. Aquela publicação escreve que "na boca, mantém o estilo comunicativo, com taninos firmes, tudo bastante equilibrado e com final persistente." O preço deste tinto Bairrada situa-se nos 11 euros.
A fechar os vinhos Quinta dos Abibes submetidos a esta prova aparece o Quinta dos Abibes Arinto & Baga 2008 . Este espumante apresenta "bolha fina, fruto citrino sóbrio e harmonioso, excelente acidez limonada, seco e sério, com um final longo a pedir companhia à mesa."
O Arinto & Baga tem um custo de 12,50 euros. A Quinta dos Abibes vê serem atribuídos também a este vinho 16 valores.
Os três podem ser consumidos já.
Mas não são só os vinhos a receberem elogios. Também os dois nomes associados a esta casa recebem nesta apresentação aplausos. O primeiro nome é o de Francisco Batel Marques, o profissional de farmácia, professor catedrático na Universidade de Coimbra, que em 2002 decidiu comprar a Quinta dos Abibes e proceder à recuperação que deu origem àquela que é hoje a Quinta dos Abibes.
O outro nome é o de Osvaldo Amado, "o mentor de todo o projecto vitivinícola a quem o proprietário deu carta branca para fazer figura com os vinhos da Quinta dos Abibes. E na verdade faz."
O vinho tinto Quinta dos Abibes 2008 recebe nesta prova uma nota de 16 valores e também ele se mostrou digno de elogios. Aquela publicação escreve que "na boca, mantém o estilo comunicativo, com taninos firmes, tudo bastante equilibrado e com final persistente." O preço deste tinto Bairrada situa-se nos 11 euros.
A fechar os vinhos Quinta dos Abibes submetidos a esta prova aparece o Quinta dos Abibes Arinto & Baga 2008 . Este espumante apresenta "bolha fina, fruto citrino sóbrio e harmonioso, excelente acidez limonada, seco e sério, com um final longo a pedir companhia à mesa."
O Arinto & Baga tem um custo de 12,50 euros. A Quinta dos Abibes vê serem atribuídos também a este vinho 16 valores.
Os três podem ser consumidos já.
Mas não são só os vinhos a receberem elogios. Também os dois nomes associados a esta casa recebem nesta apresentação aplausos. O primeiro nome é o de Francisco Batel Marques, o profissional de farmácia, professor catedrático na Universidade de Coimbra, que em 2002 decidiu comprar a Quinta dos Abibes e proceder à recuperação que deu origem àquela que é hoje a Quinta dos Abibes.
O outro nome é o de Osvaldo Amado, "o mentor de todo o projecto vitivinícola a quem o proprietário deu carta branca para fazer figura com os vinhos da Quinta dos Abibes. E na verdade faz."
in: bairrada-wines.com
Etiquetas:
Bairrada,
Espumante,
Prova,
Quinta dos Abibes,
Vinho Branco,
Vinho Tinto
Revista de Vinhos destaca sete novidades da Bairrada
Volta a dar destaque às novidades ao nível dos vinhos da Bairrada a Revista de Vinhos na sua edição de Agosto. O realce é dado logo nas primeiras páginas daquela publicação, com dois produtos locais destacados na "Selecção do Mês."
Uma nota de 17,5 valores é quanto recebe uma destas novidades, o vinho branco Luís Pato Vinha Formal 2009, produzido por Luís Pato .
Este "branco de excepção" é descrito como sendo "extremamente elegante de aroma, com "flor de laranjeira, citrinos, minerais, tudo enquadrado por ligeiro fumado de grande qualidade." Já na boca é "muito cremoso", para além de "limonado, fresquíssimo, fino e sofisticado, com final longo, assertivo, com muita classe e mineralidade." O preço situa-se nos16,95 euros.
O outro destaque, e com selo de "Boa Compra 2010", é o espumante rosé São Domingos 2006 , produzido pelas Caves do Solar de São Domingos . Trata-se, segundo aquela publicação, de "um verdadeiro achado." É afinal um "perfeito espumante rosé jovem, de atracção imediata, sem complexidades, com muito bom sabor e pouco álcool."
As suas características valem-lhe uma avaliação de 16 valores. É um vinho que pode ser bebido já, tendo um custo de 5,15 euros.
Uma nota de 17,5 valores é quanto recebe uma destas novidades, o vinho branco Luís Pato Vinha Formal 2009, produzido por Luís Pato .
Este "branco de excepção" é descrito como sendo "extremamente elegante de aroma, com "flor de laranjeira, citrinos, minerais, tudo enquadrado por ligeiro fumado de grande qualidade." Já na boca é "muito cremoso", para além de "limonado, fresquíssimo, fino e sofisticado, com final longo, assertivo, com muita classe e mineralidade." O preço situa-se nos16,95 euros.
O outro destaque, e com selo de "Boa Compra 2010", é o espumante rosé São Domingos 2006 , produzido pelas Caves do Solar de São Domingos . Trata-se, segundo aquela publicação, de "um verdadeiro achado." É afinal um "perfeito espumante rosé jovem, de atracção imediata, sem complexidades, com muito bom sabor e pouco álcool."
As suas características valem-lhe uma avaliação de 16 valores. É um vinho que pode ser bebido já, tendo um custo de 5,15 euros.
Espumantes da Bairrada dominam na sua categoria
De entre os cinco vinhos que integram as "Novidades" na categoria dos espumantes, três deles são produzidos na Bairrada. As Caves do Solar de S. Domingos produzem outro dos espumantes aqui destacados, desta feita o São Domingos 2007, que conquista 15,5 valores.
A nota publicada revela "um espumante bem feito, com acidez quanto baste a dar-lhe frescura no final persistente." Pode ser bebido já e o seu custo ronda os 7,15 euros.
Ainda nos espumantes, surgem outros dois vinhos produzidos em terras da Bairrada, por dois produtores distintos. Um deles é o espumante Campolargo 2008 , de Manuel dos Santos Campolargo , classificado também ele com 15,5 valores. Apresenta "aroma de bom impacto, com notas de tosta, biscoito, maçã ácida, citrinos." A Revista de Vinhos descreve-o ainda como tendo "bom volume de boca, com sugestões de pêra cozida, acidez moderada e envolvente", formando "um conjunto harmonioso e equilibrado." É um espumante branco "perfeito como aperitivo."
O preço deste Bairrada situa-se nos 5,50 euros e pode ser bebido já.
A fechar a lista dos espumantes bairradinos destacados nas novidades surge o rosé Kompassus 2008. Recebe uma avaliação de 16,5 valores e apresenta um custo de 12,50 euros. Também pode ser bebido já.
Dois brancos em destaque
Depois dos espumantes, o nome São Domingos surge destacado uma terceira vez nas Novidades da região da Bairrada, com o seu vinho branco Volúpia 2009 , merecedor de 15 valores. É um vinho "muito bem feito, expressivo e fácil de gostar."
Feito a partir das castas Sauvignon Blanc, Chardonnay e Maria Gomes, apresenta no aroma "notas de vegetais verdes, a par de algum tropical e um toque de flores silvestres." É ainda descrito como "afinado na boca, com muita frescura limonada."
O preço situa-se nos 4,70 euros e pode ser bebido já.
Para beber já é também o último vinho Bairrada que integra as Novidades da edição de Agosto, o vinho branco Quinta das Bágeiras 2009, produzido por Mário Sérgio Alves Nuno . Recebe uma classificação de 14 valores, sendo o mais barato de entre as sugestões desta região, com um custo de 3,30 euros.
"O fruto está muito escondido e discreto no aroma, sobressaindo as notas de vegetais secos." Apresenta ainda uma "boa estrutura de boca", sendo um vinho que "precisa de um prato forte para domar a acidez."
in: bairrada-wines.com
Etiquetas:
Bairrada,
Campolargo,
Espumante,
Luís Pato,
Novidades,
Quinta das Bágeiras,
Revista de Vinhos,
São Domingos,
Vinho Branco
Vindimas dão mote a festa em Vilamar
Durante quatro dias, a freguesia de Vilamar (concelho de Cantanhede) celebra as Vindimas, numa festa que reúne a gastronomia, a cultura, o desporto e o lazer. As famosas "Festas das Vindimas de Vilamar" estão de regresso a esta região já a partir da próxima quinta-feira, dia 26 de Agosto e prolongam-se até domingo, dia 29.
Um grupo de amigos reuniu-se para "reviver um marco" da entidade daquela terra e evitar que "a tradição desapareça." Depois de em 2009 a tradicional festa não se ter realizado, está de volta em 2010, com objectivo de "ser equilibrada e responder a todos os gostos", adianta a Comissão organizadora do certame.
A pensar nesta diversidade, o recinto dos festejos abarca espaços crianças (palhaços, pinturas faciais, desfile de moda), área desportiva, áreas de cultura popular (arruadas, música tradicional e folk), área de dança (latinas e sevilhanas), espaço gastronomia (bar, tasquinha e restaurante), quermesse e espaço de diversão (concertos e DJs).
Outro dos pontos fortes do cartaz da Festa das Vindimas 2010 é a animação nocturna, com entradas livres. Destaque para as actuações de Bruno Silva (dia 26), Pé de Meia e Fax (dia 27), Sevilhanas, Emcantos e TV5 (dia 28) e Motocross, Prata da Casa, AfroSwing e Wave (dia 29).
À semelhança de anos anteriores, são esperados milhares de visitantes nesta celebração das Vindimas e do Verão, vindos um pouco de todo o país. Quem não costuma faltar à festa são "os conterrâneos que se foram estabelecendo nos mais variados pontos do país", bem como "a enorme comunidade emigrante de vilamarenses que partiram para terras longínquas."
Este é afinal "um evento de notoriedade na programação cultural e popular do concelho de Cantanhede", conseguindo "congregar um ambiente propício à saudável confraternização entre os muitos que visitam esta localidade por esta altura."
Um grupo de amigos reuniu-se para "reviver um marco" da entidade daquela terra e evitar que "a tradição desapareça." Depois de em 2009 a tradicional festa não se ter realizado, está de volta em 2010, com objectivo de "ser equilibrada e responder a todos os gostos", adianta a Comissão organizadora do certame.
A pensar nesta diversidade, o recinto dos festejos abarca espaços crianças (palhaços, pinturas faciais, desfile de moda), área desportiva, áreas de cultura popular (arruadas, música tradicional e folk), área de dança (latinas e sevilhanas), espaço gastronomia (bar, tasquinha e restaurante), quermesse e espaço de diversão (concertos e DJs).
Outro dos pontos fortes do cartaz da Festa das Vindimas 2010 é a animação nocturna, com entradas livres. Destaque para as actuações de Bruno Silva (dia 26), Pé de Meia e Fax (dia 27), Sevilhanas, Emcantos e TV5 (dia 28) e Motocross, Prata da Casa, AfroSwing e Wave (dia 29).
À semelhança de anos anteriores, são esperados milhares de visitantes nesta celebração das Vindimas e do Verão, vindos um pouco de todo o país. Quem não costuma faltar à festa são "os conterrâneos que se foram estabelecendo nos mais variados pontos do país", bem como "a enorme comunidade emigrante de vilamarenses que partiram para terras longínquas."
Este é afinal "um evento de notoriedade na programação cultural e popular do concelho de Cantanhede", conseguindo "congregar um ambiente propício à saudável confraternização entre os muitos que visitam esta localidade por esta altura."
Chefes internacionais assinam almoço na Adega Luís Pato
O Chef Ivo Faria (Vecchio Sogno, Brasil), o Chef Mariano (Ferreira Cafe, Canadá) e um Chef português, ainda a confirmar, assinam um almoço no próximo dia 02 de Outubro, sábado, numa das mais conhecidas casas produtoras de vinho da Bairrada. O palco da iniciativa é a Adega Luís Pato.
As inscrições já estão a decorrer. Os interessados em participar, ou obter mais informações, podem contactar a organização através do e-mail geral@luispato.com.
in: bairrada-wines.com
quinta-feira, agosto 19, 2010
Grupo alemão procura rosé para lançar na Bélgica
Um grupo de retalho alemão que opera na Bélgica está a à procura de um vinho rosé, da colheita 2010, para lançar na Bélgica entre os meses de Janeiro e Fevereiro de 2011. São condições obrigatórias que a quantidade mínima seja de 85 mil garrafas e que o formato da garrafa seja "Bocksbeutel".
Os produtores interessados devem enviar o seu contacto para a ViniPortugal, através do e-mail miguel.nora@viniportugal.pt, até às 15H00 de amanhã, sexta-feira, colocando no assunto "Vinho rose para mercado Belga".
Os contactos enviados à ViniPortugal serão então enviados ao grupo alemão, que posteriormente irá pedir directamente aos produtores interessados o envio de amostras da colheita 2009.
Os produtores interessados devem enviar o seu contacto para a ViniPortugal, através do e-mail miguel.nora@viniportugal.pt, até às 15H00 de amanhã, sexta-feira, colocando no assunto "Vinho rose para mercado Belga".
Os contactos enviados à ViniPortugal serão então enviados ao grupo alemão, que posteriormente irá pedir directamente aos produtores interessados o envio de amostras da colheita 2009.
in: bairrada-wines.com
Etiquetas:
Bélgica,
Vinho Rosé,
ViniPortugal
Prova de Vinhos da Quinta da Mata Fidalga marcada para sábado
É dedicada aos vinhos da Quinta da Mata Fidalga a Prova de Vinhos e Espumantes marcada para o próximo sábado, dia 21. Esta oportunidade para degustar os néctares deste produtor acontece na garrafeira Cinco Estrelas, na Rua de Viseu n.º119, em Esgueira.
À prova vão estar o Tapada do Gavião tinto 2007 , Quinta da Mata Fidalga tinto 2007 Premium e Quinta da Mata Fidalga branco 2008 Prestige .
Já ao nível dos espumantes, é uma oportunidade para descobrir ou redescobrir também o Quinta da Mata Fidalga bruto tinto 2006 , Quinta da Mata Fidalga bruto 2006 e Quinta da Mata Fidalga bruto rosé 2006 .
A prova decorre entre as 14H00 e as 19H00.
in: bairrada-wines.com
Etiquetas:
Espumante,
Prova,
Quinta da Mata Fidalga,
Rosé,
Tintos,
Vinho Branco
Novidades da Quinta dos Cozinheiros à prova hoje
Está marcada para o final da tarde de hoje, quinta-feira, mais uma degustação de vinhos da Quinta dos Cozinheiros. É uma oportunidade para provar as novidades e não só desta casa.
Nada "melhor do que uma degustação de vinhos bem fresquinhos" para "depois de um belo dia de praia", sugere a Quinta dos Cozinheiros. Por isso mesmo, todas as quintas-feiras do mês de Agosto, a Quinta Mira-Mar (Figueira da Foz) é palco destas sessões de degustação dos vinhos da Quinta dos Cozinheiros.
A entrada é de 10 euros por pessoa.
in: bairrada-wines.com
Etiquetas:
Degustação,
Quinta dos Cozinheiros
Novidades da Aliança já podem ser seguidas no Facebook e Twitter
As iniciativas e as novidades da Aliança Vinhos de Portugal já podem ser acompanhadas em "tempo quase real", quer no Facebook, como no Twitter. Esta conhecida empresa produtora de vinhos explica que pretende assumir um " novo posicionamento no mundo digital", fruto de uma " vontade de comunicar amplamente, para um público mais diversificado."
No Facebook da Aliança Vinhos de Portugal é possível encontrar "notícias sobre os eventos que terão lugar no espaço, bem como informação e imagens relativas ao Aliança Underground Museum, museu único que combina arte e vinho."
Tanto o Facebook, como o Twitter, vão servir também "para divulgar informação sobre os vinhos Aliança, imagens sobre as várias Quintas de que dispõe a empresa, bem como imagens dos mais diversos vinhos."
Os cibernautas podem assim optar por tornarem-se fãs da Aliança no Facebook e/ou seguir as novidades desta casa bairradina no Twitter .
ina: bairrada-wines.com
Vindima de Luís Pato arranca com visita de Charles Metcalfe
O primeiro dia da vindima 2010 do produtor Luís Pato ficou marcado pela visita de uma conhecida figura internacional do mundo dos vinhos. O britânico Charles Metcalfe esteve nesta casa bairradina na passada terça-feira, dia 17. O momento, registado em fotografia, está disponível na página de Luís Pato no Facebook e pode ser visto aqui .
Luís Pato tem já disponível, também no Facebook, o registo dos dois primeiros dias de vindima. O conhecido produtor confessa que "embora este ano não seja como o prévio, vamos tentar fazer o melhor" e deixa no ar algumas " novidades para a próxima - a de agora!- safra."
Os pormenores da vindima 2010 podem ser consultados aqui .
in: bairrada-wines.com
Etiquetas:
Bairrada,
Charles Metcalfe,
Luís Pato,
Vindima
São Domingos à prova no Festival do Bacalhau
Quem passar pela Gafanha da Nazaré (concelho de Ílhavo) até ao próximo domingo, dia 22, tem a oportunidade de saborear iguarias gastronómicas, participar num conjunto de actividades culturais diversas, bem como degustar o famoso vinho da Bairrada.
A edição 2010 do Festival do Bacalhau está de volta ao Jardim Oudinot, de 18 a 22 de Agosto, integrado no programa do "Mar Agosto 2010 - Festas do Município de Ílhavo". Pelo quarto ano, as Caves São Domingos voltam a associar-se a este evento e proporcionam aos visitantes a possibilidade de degustar alguns dos melhores vinhos desta casa sediada em Ferreiros (Anadia). A oferta é variada, abarcando desde o extra-bruto, ao meio seco e tinto bruto, sem esquecer o vinho branco São Domingos.
A São Domingos não é o único produtor de vinhos Bairrada presente no certame. Esta é também uma oportunidade para degustar os vinhos da Quinta da Póvoa (concelho de Anadia).
O Festival do Bacalhau de 2010 é composto por diversas actividades e espectáculos. Ao longo dos cinco dias é possível visitar exposições, apreciar o artesanato local, participar em provas de vinho, para além dos concertos nocturnos com Deolinda (dia 18), Expensive Soul (dia 19), GNR (dia 20), Marco Paulo (dia 21) e Ana Moura (dia 22).
Diariamente, das 12H00 às 15H00 e das 19H00 às 24H00, os visitantes podem passar também pela Mostra Gastronómica com Tasquinhas de Bacalhau. Ás 18H00, de cada um dos dias de Festival, acontece ainda uma Matinée de Cinema ao ar Livre, com um ecrã gigante.
O certame é organizado pela Câmara Municipal de Ílhavo, em parceria com a Confraria Gastronómica do Bacalhau.
PROGRAMA
18 de Agosto, Quarta-feira
18h00 | Abertura do Festival do Bacalhau - Navio-Museu Santo André
19h00-24h00 | Mostra Gastronómica com Tasquinhas de Bacalhau
22h00 | Espectáculo com DEOLINDA
19 de Agosto, Quinta-feira
12h00-15h00 / 19h00-24h00 | Mostra Gastronómica com Tasquinhas de Bacalhau
22h00 | Espectáculo com EXPENSIVE SOUL
20 de Agosto, Sexta-feira
12h00-15h00 / 19h00-24h00 | Mostra Gastronómica com Tasquinhas de Bacalhau
22h00 | Espectáculo com GNR
21 de Agosto, Sábado
Fim-de-Semana Náutico com a Família
11h00-13h00 | Baptismos de Vela em Família
15h00-16h00 | Atelier de Origami Náutico
16h00-18h00 | Baptismo de Canoagem em Família
12h00-15h00 / 19h00-24h00 - Mostra Gastronómica com Tasquinhas de Bacalhau
14h00-19h00 | Sábados no Jardim, com insufláveis, pinturas faciais, modelagens de balões, jogos, etc.
15h00 | Corrida Mais Louca da Ria
17h30-21h00 | Rota das Padeiras
22h00 | Espectáculo com MARCO PAULO
22 de Agosto, Domingo
Fim-de-Semana Náutico com a Família
10h00-11h00 | Ateliers de Nós em Família
11h00-13h00 | Passeio de Lancha em Família
15h00-16h00 | Nautimodelismo em Família
16h00-18h00 | Baptismo de Kitesurf em Família
12h00-15h00 / 19h00-24h00 - Mostra Gastronómica com Tasquinhas de Bacalhau
22h00 | Espectáculo com ANA MOURA
Todos os dias
12h00-15h00/19h00-24h00 | Mostra Gastronómica com Tasquinhas de Bacalhau
18h00 |Matinée de Cinema ao Ar Livre
Animação, Exposições, Artesanato, Provas de Vinho
in: bairrada-wines.com
Etiquetas:
Bairrada,
Festival do Bacalhau,
Ílhavo,
São Domingos,
Vinhos
segunda-feira, agosto 16, 2010
Agrária de Coimbra abre inscrições para mestrados
Decorre de 01 a 24 de Setembro a segunda fase de candidaturas ao mestrado em Agro-pecuária para 2010-2012, na Escola Superior Agrária, do Instituto Politécnico de Coimbra. O curso tem a duração de dois anos escolares, incluindo estágio, num total de quatro semestres curriculares. Funciona em horário pós-laboral, às sextas-feiras e sábados.
Este curso de mestrado é destinado a titulares do grau de licenciado, ou equivalente legal, ou do grau de bacharel de cursos nas áreas de ciências agrárias ou áreas afins.
Finda a formação, o aluno fica "habilitado para exercer um vasto espectro de actividades que vai desde o apoio directo ao agricultor, até à integração de equipas multidisciplinares em gabinetes técnicos de concepção, implementação e gestão de projectos de dimensão regional e nacional ou mesmo internacional", explica a Escola Superior Agrária.
A oferta desta instituição de ensino, ao nível dos mestrados, abarca ainda as áreas da Agricultura Biológica, Biocombustíveis, Direito à Alimentação e Desenvolvimento Rural, Ecoturismo, Engenharia Alimentar, Engenharia do Ambiente, Gestão Ambiental e Recursos Florestais.
Já no que diz respeito às Licenciaturas, funcionam aqui os cursos de Agricultura Biológica, Biotecnologia, Enoturismo, Engenharia Agro-Pecuária, Engenharia Alimentar, Engenharia do Ambiente e Engenharia dos Recursos Florestais.
Mais informações podem ser consultadas aqui .
Este curso de mestrado é destinado a titulares do grau de licenciado, ou equivalente legal, ou do grau de bacharel de cursos nas áreas de ciências agrárias ou áreas afins.
Finda a formação, o aluno fica "habilitado para exercer um vasto espectro de actividades que vai desde o apoio directo ao agricultor, até à integração de equipas multidisciplinares em gabinetes técnicos de concepção, implementação e gestão de projectos de dimensão regional e nacional ou mesmo internacional", explica a Escola Superior Agrária.
A oferta desta instituição de ensino, ao nível dos mestrados, abarca ainda as áreas da Agricultura Biológica, Biocombustíveis, Direito à Alimentação e Desenvolvimento Rural, Ecoturismo, Engenharia Alimentar, Engenharia do Ambiente, Gestão Ambiental e Recursos Florestais.
Já no que diz respeito às Licenciaturas, funcionam aqui os cursos de Agricultura Biológica, Biotecnologia, Enoturismo, Engenharia Agro-Pecuária, Engenharia Alimentar, Engenharia do Ambiente e Engenharia dos Recursos Florestais.
Mais informações podem ser consultadas aqui .
Quinta da Rigodeira Baga 2005 aconselhado por Sarah Ahmed
Numa visita à The Wine Society , a "The Wine Detective" Sarah Ahmed confessou-se surpreendida pela diversidade de vinhos portugueses ali encontrados, não faltando entre eles néctares ilustrativos do que de melhor se faz na Bairrada. O artigo publicado no seu blog divulga a avaliação de Sarah Ahmed de três destes vinhos, todos produzidos na Bairrada, por três casas distintas.
O Quinta da Rigodeira Baga 2005 um deles. Este vinho tinto Bairrada, produzido pela Aliança -Vinhos de Portugal, é descrito como sendo bom Baga e uma boa compra, atendendo ao seu carácter e ao preço.
A "Wine Detective" provou e aprovou ainda o vinho branco Vinhos Doidos Bossa 2009, de Filipa Pato, e o Quinta do Encontro Preto Branco 2004, produzido pela Quinta do Encontro.
O artigo/relato da experiência termina com as notas de Sarah Amed de mais seis vinhos portugueses, representativos de uma outra região portuguesa, o Douro.
in: bairrada-wines.com
Etiquetas:
Aliança,
Bairrada,
Sarah Ahmed
Agentes económicos convidados a identificar novas oportunidades na Ásia
Terminam no próximo dia 27 de Agosto as inscrições junto da ViniPortugal para a feira Hong Kong International Wine & Spirits 2010, a decorrer em Hong Kong entre os dias 4 a 6 de Novembro.
O objectivo da participação passa por "ajudar os agentes económicos portugueses a identificar novos mercados e oportunidades de negócio", explica a ViniPortugal. O grupo alvo desta iniciativa são trade, imprensa, líderes de opinião e consumidor.
O custo de participação, por agente económico, é de 5.000. A iniciativa recebe um apoio de 80 por cento do incentivo financeiro O.C.M. 3, que pretende apoiar as empresas no seu processo de diversificação de mercados e conquistas de quotas internacionais, ficando o valor final fixado em 1.000.
O valor inclui desde o aluguer e decoração do espaço, ao catering, transporte dos vinhos e material, bem como os custos com material promocional e relações públicas.
Os agentes interessados em participar devem enviar a ficha de inscrição preenchida via e-mail, acompanhada de comprovativo de pagamento até dia 27. Têm também até esta data para enviar os dados destinados ao catálogo ViniPortugal.
Prazo para entrega dos vinhos encerra a 25 de Setembro
O prazo para a entrega das caixas de vinhos, fichas técnicas e outras informações promocionais, junto da transportadora Porlogis, terminam a 25 de Setembro. Cada agente pode apresentar até um máximo de 18 caixas (de seis garrafas).
A ViniPortugal adianta que "em caso de rateio do número de participantes, será dada prioridade aos Agentes Económicos com vinhos em distribuição no mercado assim como será tida em consideração o histórico de participação em eventos organizados pela ViniPortugal."
A organização alerta ainda que os agentes económicos deverão estar presentes, ou fazer-se representar por alguém, e que devem ter um representante com fluência em inglês.
A ViniPortugal não aceita inscrições de agentes económicos que não tenham a sua situação de pagamentos regularizada, ou que não tenham a sua sede em território português.
Mais informações podem ser obtidas junto de Andreia Lucas , através do número telefone 261 339 950, do fax 261 339 955, ou do telemóvel 916 359 512, ou do e-mail Andreia.lucas@viniportugal.pt.
in: bairrada-wines.com
Etiquetas:
Feira,
Hong Kong,
Inscrições,
ViniPortugal
Rosés da Aliança dão cor a discoteca de Fátima Lopes no Algarve
Tem o nome de Aliança Pink Party a festa a que os vinhos rosés da Aliança vão dar cor. A discoteca Faces Beach Club, da estilista Fátima Lopes, veste-se na noite de amanhã, dia 17, de cor-de-rosa para esta celebração que vai animar a noite algarvia.
A Aliança Pink Party "promete vestir de rosa até os mais cinzentos", adianta a conhecida casa produtora de vinhos, sediada na Bairrada. O nome do evento é inspirado nos dois rosés que vão estar à disposição durante a festa, o espumante Aliança Rosé Bruto e o Casal Mendes Rosé.
"O Aliança Rosé Bruto apresenta-se como frutado, com aroma a morango e groselha, revelando na boca uma frescura e suavidade persistente. Um óptimo acompanhante nos momentos de convívio e lazer."
Já o Casal Mendes Rosé "apresenta um aroma intenso, frutado, com nuances de cereja e cassis. Com boa acidez, que lhe confere frescura e equilíbrio, este surge como ideal para acompanhar como aperitivo neste momento estival", continua a Aliança, aguçando os paladares para a festa.
in: bairrada-wines.com
Sommeliers confrontam tintos Bairrada versus Dão
É conquistado por um Bairrada o primeiro lugar da tabela classificativa resultante do confronto entre os vinhos da Bairrada e do Dão. Um total de 10 amostras de vinhos tintos das duas regiões (cinco de cada uma delas) foram submetidos a uma degustação às cegas nas instalações da Escola Miolo de Degustação, em São Paulo. A prova, realizada na passada semana, contou com elementos da Confraria dos Sommeliers.
O primeiro lugar do pódio foi entregue ao vinho tinto Quinta do Valdoeiro 2007 , produzido pelas Caves Messias . O melhor classificado nesta prova conquistou um total de 88 pontos.
A Bairrada venceu ainda o terceiro lugar do pódio, com o Colinas de São Lourenço, Prived Collectum, 2006, a receber uma nota de prova de 86,74 pontos.
O nome Bairrada volta a marcar presença na quarta posição da tabela. Merecedor de 85,64 mostrou-se o vinho tinto Quinta das Bágeiras Garrafeira 2005 .
No oitavo lugar da tabela surge outro Bairrada, produzido pela Casa de Saima, o Garrafeira 2001, com uma avaliação de 84,95 pontos.
A fechar os Bairrada submetidos a esta prova, aparece o Follies, Avelleda, 2007, com 84,91 pontos, na nona posição
No que diz respeito aos vinhos do Dão, o melhor classificado neste painel é o Boas Vinhas, 2008. Aparece em segundo lugar da tabela, com 87,30 pontos, ficando a 0,70 pontos do primeiro da lista.
O Dão volta a marcar presença no quinto lugar, com o Quinta dos Roques Reserva, 2003, a merecer 85,50 pontos. Também o sexto lugar é ocupado por um vinho desta região, o Estremuas, 2005, que conquista 85,36 pontos.
O sétimo lugar está entregue ao vinho do Dão Quinta do Penedo, 2006,, com 85 pontos. A fechar a lista, surge o Quinta dos Carvalhais, Colheita, 2006. Recebe 84,36 pontos, ficando a 3,64 do melhor classificado da lista, o Bairrada Quinta do Valdoeiro.
O primeiro lugar do pódio foi entregue ao vinho tinto Quinta do Valdoeiro 2007 , produzido pelas Caves Messias . O melhor classificado nesta prova conquistou um total de 88 pontos.
A Bairrada venceu ainda o terceiro lugar do pódio, com o Colinas de São Lourenço, Prived Collectum, 2006, a receber uma nota de prova de 86,74 pontos.
O nome Bairrada volta a marcar presença na quarta posição da tabela. Merecedor de 85,64 mostrou-se o vinho tinto Quinta das Bágeiras Garrafeira 2005 .
No oitavo lugar da tabela surge outro Bairrada, produzido pela Casa de Saima, o Garrafeira 2001, com uma avaliação de 84,95 pontos.
A fechar os Bairrada submetidos a esta prova, aparece o Follies, Avelleda, 2007, com 84,91 pontos, na nona posição
No que diz respeito aos vinhos do Dão, o melhor classificado neste painel é o Boas Vinhas, 2008. Aparece em segundo lugar da tabela, com 87,30 pontos, ficando a 0,70 pontos do primeiro da lista.
O Dão volta a marcar presença no quinto lugar, com o Quinta dos Roques Reserva, 2003, a merecer 85,50 pontos. Também o sexto lugar é ocupado por um vinho desta região, o Estremuas, 2005, que conquista 85,36 pontos.
O sétimo lugar está entregue ao vinho do Dão Quinta do Penedo, 2006,, com 85 pontos. A fechar a lista, surge o Quinta dos Carvalhais, Colheita, 2006. Recebe 84,36 pontos, ficando a 3,64 do melhor classificado da lista, o Bairrada Quinta do Valdoeiro.
quinta-feira, agosto 05, 2010
Espumantes Luís Pato e Bágeiras entre as sugestões de Rui Falcão para o Verão
São para todos os gostos, desde os vinhos rosados, aos espumantes, vinhos tintos ou brancos, as sugestões que Rui Falcão deixa na "Fugas" do último sábado, dia 31. Não faltam também na lista vinhos produzidos na Bairrada e que convidam a uma degustação em período de calor e de férias.
As duas opções "made in" Bairrada são ambas espumantes, produzidas por dois nomes com longa tradição nesta zona vinícola. De um lado surge o Maria Gomes Bruto 2009, de Luís Pato , a exemplo dos espumantes "de Verão, mais frutados, leves e directos".
A segunda sugestão é o espumante Quinta das Bágeiras Reserva Bruto Natural rosé 2007, produzido por Mário Sérgio Nuno . Rui Falcão descreve-o como "um espumante rosado verdadeiramente seco e versátil, capaz de acompanhar qualquer refeição do princípio ao fim."
As sugestões não se esgotam na Bairrada. O conhecido crítico de vinhos lembra que as "boas apostas abundam de Norte a Sul de Portugal", apresentando "uma oferta suficientemente diversificada para acomodar todos os gostos e tendências." Afinal "longe vão os tempos em que, quando solicitados a facilitar sugestões de bons vinhos, ficávamos acanhados perante a escassez de opções válidas."
Especial atenção deve ser dada é às temperaturas de serviço, lembra Rui Falcão, visto ser "um período extremo de calor."
in: bairrada-wines.com
As duas opções "made in" Bairrada são ambas espumantes, produzidas por dois nomes com longa tradição nesta zona vinícola. De um lado surge o Maria Gomes Bruto 2009, de Luís Pato , a exemplo dos espumantes "de Verão, mais frutados, leves e directos".
A segunda sugestão é o espumante Quinta das Bágeiras Reserva Bruto Natural rosé 2007, produzido por Mário Sérgio Nuno . Rui Falcão descreve-o como "um espumante rosado verdadeiramente seco e versátil, capaz de acompanhar qualquer refeição do princípio ao fim."
As sugestões não se esgotam na Bairrada. O conhecido crítico de vinhos lembra que as "boas apostas abundam de Norte a Sul de Portugal", apresentando "uma oferta suficientemente diversificada para acomodar todos os gostos e tendências." Afinal "longe vão os tempos em que, quando solicitados a facilitar sugestões de bons vinhos, ficávamos acanhados perante a escassez de opções válidas."
Especial atenção deve ser dada é às temperaturas de serviço, lembra Rui Falcão, visto ser "um período extremo de calor."
in: bairrada-wines.com
Etiquetas:
Espumantes,
Luís Pato,
Quinta das Bágeiras,
Verão
Mel e Pão chamam para uma visita ao Luso
De 13 a 15 de Agosto (sexta a domingo), o Luso puxa de mais dois argumentos para justificar uma visita a esta região da Bairrada. A Alameda do Casino recebe a tradicional feira do Mel e do Pão, já na XII edição. A festa em torno destas duas iguarias conta ainda com uma exposição de apicultura e diversos espectáculos.
A cerimónia de abertura está marcada para as 10H00 de sexta-feira, dia 13 de Agosto. A partir desse momento já é possível visitar a exposição temática sobre Apicultura, no Hall do Casino do Luso, bem como a Feira do Mel, na Alameda do casino.
Para a noite está marcado um espectáculo, integrado nas Noites de verão de sexta-feira, com a banda "Kruh". A actuação organizada pela Turismo do centro e o Município da Mealhada acontece no Palco da Alameda, a partir das 21H00.
A feira e a exposição encerram quando forem 22H0. Reabrem portas na manhã de sábado, dia 14, às 09H00. Cerca de meia hora depois a Sala do Casino recebe as Provas de Mel, para o Concurso de Mel.
O programa de actividades de sábado prossegue ainda com colóquios dedicados ao "Mel em Apicultura Biológica" e "Zonas Controladas", quando forem 11H0.
Já a tarde é dedicada ao folclore, com uma actuação do Ranho Infantil e Juvenil de Ventosa do Bairro (concelho da Mealhada), a partir das 18H00, no palco da Alameda.
A Feira e a exposição têm encerramento marcado para as 21H00. Reabrem as portas às 10H00 de domingo, dia 15, fechando às 20H00 desse mesmo dia os três dias de exibição no Hall do Casino do Luso.
O programa de actividades da XII Feira do Mel e do Pão do Luso encerra com um jantar-convívio de expositores e convidados, marcado para as 21H00.
A organização adianta ainda que durante a feira haverá música ambiente.
in: bairrada-wines.com
terça-feira, agosto 03, 2010
Pacote promocional no Curia Palace Hotel convida a visitar a Bairrada
Como que um convite a (re)descobrir a Bairrada, a Abreu Online está a promover um pacote de quatro noites no Curia Palace Hotel Spa & Golf, pelo preço de 270 euros por pessoa, durante o mês de Agosto.
A informação é avançada pela Presstur. As estadas deste pacote são em regime de meia pensão. Incluem bebida de boas-vindas no bar à chegada, acesso grátis à internet, sendo que, paras crianças até um ano, é grátis. A Abreu Online destaca que o hotel oferece "animação diária para adultos e crianças (hidroginástica, jogos diversos, karaoke, etc.)".
Esta unidade da Hotéis Alexandre de Almeida, localizada na Curia (concelho de Anadia), foi inaugurada em 192. O hotel foi entretanto sujeito a um "projecto de remodelação integral, que não se limitou a simplesmente imitar o passado".Reaberto em meados de 2008, dispõe de 97 quartos e três suites.
Entre as principais ofertas aos hóspedes, destaque para o Restaurante Belle Époque do Curia Palace, as cinco salas de reuniões, o auditório com capacidade para 200 pessoas e o Salão de Festas, com capacidade para 280 pessoas.
O hotel disponibiliza ainda espaços para actividades ao ar livre, Spa, com uma piscina de jactos interior, jacuzzis, banho japonês, sauna, banho turco, gabinetes de massagens e de estética, capela privativa, bem como piscina de "Arte Nova" e um campo de golfe de nove buracos.
A estes atractivos juntam-se os courts de ténis, badmington, campo de futebol society, ping pong, quinta ecológica, parque de gamos, colecção de faisões e agricultura biológica.
A Presstur destaca ainda as "termas, rota de vinhos, praias atlânticas, a oferta gastronómica da Bairrada e a Mata Nacional do Bussaco, com o Palace Hotel do Bussaco, nas imediações", como outros destaques da unidade.
Mais informações podem ser consultadas aqui .
in: bairrada-wines.com
Etiquetas:
Bairrada,
Curia,
Hotel. Pacote Promocional
Vinhos e Espumantes da Quinta de Baixo à prova em Aveiro
Conta apenas com vinhos e espumantes produzidos pela Quinta de Baixo a prova marcada para a tarde do próximo sábado, dia 07 de Agosto, em Esgueira (Aveiro).
À prova vão estar os vinhos Blaudus Branco 2007 , Blaudus Tinto Colheita Seleccionada 2006 , Quinta de Baixo Branco 2008 , Quinta de Baixo Tinto 2006 , Quinta de Baixo Tinto Clássico 2003 e o Quinta de Baixo Tinto Garrafeira 2004.
Já em termos de espumantes, as atenções vão-se centrar no Espumante Blaudus Bruto 2007, Espumante Lagar de Baixo Reserva Bruto 2007 e Espumante Quinta de Baixo Bruto 2007.
A iniciativa decorre entre as 14H00 e as 19H00 na Garrafeira Cinco Estrelas, situada na Rua de Viseu n.º119.
À prova vão estar os vinhos Blaudus Branco 2007 , Blaudus Tinto Colheita Seleccionada 2006 , Quinta de Baixo Branco 2008 , Quinta de Baixo Tinto 2006 , Quinta de Baixo Tinto Clássico 2003 e o Quinta de Baixo Tinto Garrafeira 2004.
Já em termos de espumantes, as atenções vão-se centrar no Espumante Blaudus Bruto 2007, Espumante Lagar de Baixo Reserva Bruto 2007 e Espumante Quinta de Baixo Bruto 2007.
A iniciativa decorre entre as 14H00 e as 19H00 na Garrafeira Cinco Estrelas, situada na Rua de Viseu n.º119.
Etiquetas:
Prova,
Quinta de Baixo,
Vinhos e Espumamtes
Expresso sugere vinhos da Adega Cooperativa de Cantanhede
Porque "nada como as férias para usufruir", seja "do tempo", ou "das coisas boas da vida, como um bom vinho", o Expresso do último sábado, dia 31 de Julho, apresenta um caderno inteiramente dedicado ao "Vinho de Portugal e do Mundo".
Entre as diversas sugestões, produzidas de Norte a Sul do país, um produtor da Bairrada surge em destaque, com dois dos seus vinhos a serem recomendados. Falamos da Adega Cooperativa de Cantanhede , com um vinho branco e um tinto a figurarem na lista de indicações.
O vinho tinto Bairrada destacado naquela publicação é o Marquês de Marialva Baga Reserva 2006. Pode ler-se que se trata de um "vinho de cor rubi carregada, com aroma intenso a frutos vermelhos, compota de pêssego, e um toque vegetal a pinho e resina, bem característico da casta Baga." A nota refere ainda que "a complexidade deste conjunto culmina com nuances de tabaco, especiarias e baunilha, conferidas sobretudo pelo seu tempo de estágio."
Já na boca "é um vinho muito elegante com estrutura média e final longo e harmonioso." A temperatura adequada de consumo situa-se entre os 16 e os 18.ºC. Acompanha bem "pratos de carne, especialmente os mais bem condimentados, caça e queijos curados."
É também uma Marquês de Marialva o vinho branco da Adega Cooperativa de Cantanhede destacado neste dossier especial do Expresso. O Marquês de Marialva branco 2009 aparece descrito como um "branco de cor citrina e brilhante, com tons esverdeados."
No que diz respeito ao aroma, é "frutado maduro, e nele salientam-se, em particular, o ananás, alperce maduro, pêssego em calda e um toque fresco a citrinos." Por fim, "na boca é fresco, mineral, com bom volume, e elegante e persistente."
A temperatura de consumo situa-se entre os 06 e os 10.ºC, acompanhando "pratos de peixe grelhado e no forno, comida italiana e saladas."
Família Campolargo referenciada no Turismo de Habitação
As referências à Bairrada não se esgotam nas sugestões de vinhos. O Expresso vai mais longe e, entre outros conselhos, deixa a referência a diversos "hotéis com vinho" um pouco por todo o país. Entre eles está a bairradina Casa de Mogofores, da família Campolargo .
São espaços que "permitem a está cansado dos excessos do trabalho e da vida diária dissipar os efeitos do stress, retemperar as forças", escreve José Miguel Dentinho. As empresas vitivinícolas parecem estar a despertar para esta realidade aproveitando "as condições dadas pelas suas propriedades para fazer nascer alojamentos, pequenos hotéis ou casas de turismo rural. Aliados à possibilidade de visitar as propriedades e as adegas, de provar os seus vinhos, acompanhados ou não da gastronomia local, e de uma oferta alargada de coisas agradáveis para fazer."
Na sugestão de visita à Bairrada, o turista vive um encontro "com a história." Esta casa de Turismo de Habitação familiar é um edifício ligado à história do século XIX, situado em Mogofores (Anadia).
Os contactos da Casa de Mogofores são o 231 512 448 e o 968 902 502. O endereço electrónico é joana@casademofores.com, tendo ainda uma página na Internet, em www.casademofores.com.
in: bairrada-wines.com
Etiquetas:
Adega Cooperativa de Cantanhede,
Bairrada,
Campolargo,
Expresso,
Turismo de Habitação,
Vinhos
DRAP Centro elucida para a Reestruturação da Vinha em Anadia
A Estação Vitivinícola da Bairrada, em Anadia, é o palco escolhido para a acção de divulgação intitulada "Reestruturação da Vinha." A sessão, organizada pela Delegação Regional de Aveiro da DRAPCentro, está marcada para a próxima terça-feira, dia 10 de Agosto, a partir das 14H30.
O regime de apoio à reconversão e reestruturação das vinhas (2008-2013) é a temática central da acção. Este regime abrange: a reconversão varietal, efectuada por replantação, por sobreenxertia ou por reenxertia, constituindo parcelas/talhões estremes; a relocalização de vinhas, efectuada por replantação noutro local; bem como a melhoria das técnicas de gestão da vinha, efectuada através da alteração do sistema de viticultura (sistematização do terreno e sistema de condução) e a melhoria das infra-estruturas fundiárias (drenagem das águas superficiais e reconstrução e construção de muros de suporte).
A entrada na acção de Divulgação "Reestruturação da Vinha" é livre. Os interessados em obter mais informações podem contactar a Delegação Regional de Aveiro da DRAPCentro, na Rua de Anadia, Apartado 330, 3811-901 Aveiro. Podem fazê-lo também através do telefone 234 403 980, do fax 234 421 695, ou do e-mail deleg.aveiro@drapc.min-agricultura.pt.
in: bairrada-wines.com
Subscrever:
Mensagens (Atom)